Aqui você vai encontrar de tudo um pouco:

*Dicas para a casa
*Dicas no trabalho
*Faça você mesma
*Atualidades
*Desabafos
*Depoimentos
*Entrevistas
*Atualidades e muito mais!!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

DICAS CASEIRAS: ROUPAS


Olá Mulheres Maravilhas, separei algumas dicas que me ajudam muito na hora de lavar e passar as roupas (coisa que eu não tinha a menor noção quando me casei...rsrrsrsr. Eu não sabia nem passar direito uma simples camisa!!).
Essas dicas, fui aprendendo com outras Mulheres Maravilhas como minha Mamma, minha sogrita, amigas e é claro, com a prática, né?!
Espero que essas dicas também ajudem vocês à tirarem de letra esta árdua tarefa que é lavar e passar...Lerê Lerê!!!



  • FERRO DE PASSAR ROUPAS:
Quando me casei, ganhei os ferros de passar roupas mais modernos, cheio de coisas. Sofria para passar roupas porque junto com o vapor,  eles soltam também uma espécie de ferrugem que acaba impregnando nas roupas. Resultado: eu tinha que lavar tudo novamente!! Tentei limpar os ferros de todas as maneiras, levei em assistências técnicas, cheguei ao ponto de só colocar água mineral no repositor de água, mas foi tudo em vão.
Acabei comprando um ferro sem vapor, daquele mais simples possível: o Black & Decker tradicional (preto). Foi uma maravilha!! Desde então me recuso a usar outro. Aprendi que em alguns casos, menos é mais!! Este ferro, além de não soltar aquelas indesejáveis coisinhas que sejam as roupas, também é bem mais pesado e isto facilita muito na hora de passar.

  • CAMISAS SOCIAIS MAIS FÁCEIS DE PASSAR:
O truque é bem simples. Após lavar em máquina (vire sempre do lado avesso sem abotoar), coloque as camisas em cabides e estique bem. As camisas vão precisar de muito menos esforço na hora de passar.
Outra dica muito boa é passar a camisa enquanto ainda não secou totalmente.

  • CALÇAS SOCIAIS SEM BRILHO DO FERRO DE PASSAR:
Sempre passo qualquer calça social, seja clara ou escura, do lado avesso. Isso faz com que a calça não fique com aquele brilho causado pelo ferro. Além disso fica mais fácil passar, pois os bolsos não ficam marcados (é só puxa-los para cima)
Também lavo na máquina do lado avesso, para que o tecido desgaste menos.

  • CAMISAS MASCULINAS QUE DURAM MAIS:
Meu marido é super tradicional e, como bom italianinho que se preze, sempre usa uma camiseta branca por baixo da camisa. Isto, além de não passar o suor para a camisa, evita que precise esfregar a camisa para tirar o encardido. Portanto, apenas passo uma escovinha bem leve com sabão de coco e água no colarinho e punhos e ponho na máquina de lavar,  virando a camisa  ao avesso (sem abotoar). De tempos em tempos coloco de molho no Vanish (aquele em pó) com água morna e lavo em seguida. As camisas dele duram horrores (algumas tem mais de 10 anos) e estão sempre com aspecto de novas.

  • MANCHAS CINZA DE FERRO DE PASSAR:
A única maneira que consegui tirar estes riscos cinza de ferro de passar foi com escovinha de dente (velha e macia) e sabão de coco. Passe a escovinha no sabão, molhe um pouquinho com água e esfregue com cuidado em cima do risco. Repita a operação até tirar o risco por completo. Após sair, passe um pano com água morna para tirar o excesso de sabão. Isto evita que você tenha que lavar a peça  toda novamente. Deixe secar e passe a peça normalmente.

  • MALHAS:

O segredo para a malha é lavar à mão, com sabão líquido para roupas delicadas e um pouquinho de amaciante. Deixe de molho por alguns minutos e enxague para retirar bem o sabão.  O mais importante é quanto á secagem. Sempre seque estendido na horizontal, nunca na vertical (pois a roupa fica esgarçada). Aqueles varais de chão são perfeitos para isto. Seque na sombra. Caso tenha pressa na secagem, algumas malhas podem ser centrifugadas na máquina de lavar, mas sempre vire ao avesso e se possível coloque dentro daqueles saquinhos com zíper( próprios para lavagem de roupas delicadas em máquinas, aqueles que a gente compra nas lojinhas de R$ 1,99).

  • MANCHAS:

*GORDURA- Na minha opinião não há nada melhor para tirar gordura de tecido do que com detergente de louças. Coloco uma boa quantidade  no local da mancha e esfrego suavemente com um pouquinho de água morna. Se necessário deixo um pouco de molho, depois é só lavar normalmente. 
Para algumas pessoas, também é eficiente passar talco ou farinha de trigo. Mas isto só serve se for colocado no momento em que a mancha de gordura se formou. Outra solução é passar sabonete branco e lavar imediatamente.


*FERRUGEM- Eu sempre utilizo aqueles preparados prontos (tipo Semorin ou Texorin, que servem também para tirar ferrugem de pisos e azulejos), sempre funciona! Mas também ouvi falar que espremer limão verde e colocar um pouco de sal de cozinha na mancha e deixar para secar no sol também resolve.


*SANGUE-Para retirar manchas de sangue eu uso água oxigenada 10 volumes (encontra-se em qualquer farmácia). O ideal é colocar imediatamente e sem lavar a peça antes. Sai como mágica, depois é só lavar a peça como de costume.


*VINHO- Da última vez que estive em Madrid, aconteceu um desastre com meu lindo sobretudo cru. Estava eu em um restaurante, quando um francês na mesa ao lado derrubou uma taça inteira na mesa e o vinho veio todinho em mim!! Na mesma hora, a companheira dele se levantou e me orientou para que eu não limpasse com nada, nem com pano. Disse que eu deveria levar no dia seguinte à uma lavanderia e lavar a peça à seco (levei na 5àSec) e que todas as manchas sairiam. Na hora não acreditei muito que isso fosse possível, mas felizmente era verdade!! Meu sobretudo ficou perfeito!! Fica a Dica!!
Outra coisa que ajuda a tirar a mancha de vinho, é mergulhar a peça em água morna no momento que acontece o "desastre" (desde que não seja um tecido que deve se lavar à seco).


* MOFO- Aqui em Floripa, o mofo é uma constante em minha vida. Fazer o que?? Algum defeito esta cidade tinha que ter, né?! Bom, uma das coisa que faço é deixar os armários sempre limpos com uma solução com metade de água e metade de vinagre de vinho branco. Além disso, coloco sempre aqueles potinhos com anti-mofo em todos os armários e troco em média uma vez ao mês. Mesmo assim o bendito do mofo insiste em aparecer, principalmente naquelas roupas que a gente não usa sempre (como ternos e vestidos de festa). A solução que eu encontrei foi passar o vapor daquelas passadeiras horizontais(aquelas que prometem que a gente não vai mais precisar passar roupa à ferro, mas que não é tão verdade assim- a minha é a Passadeira jet, da Suggar). A verdade que é esta passadeira é muito eficiente para isso, ela realmente tira o mofo e o mal cheiro das roupas, além de alisar o tecido (principalmente tecidos finos). Esta passadeira também é muito boa (pois é compacta) para levar em viagens, resolve bem o problema daquele vestido que você estava louca para usar e amassou todo na mala.
Para tirar o mofo de jaquetas e bolsas de couro, passo aquela solução que citei acima (vinagre e água). Você deve aplicar com um paninho por toda a peça e deixar secar. Repetindo por várias vezes o mofo não aparece mais.


*FERRO QUENTE- Sabe aquela mancha amarelada que se forma com ferro muito quente?? Bom, a única solução que conheço é mergulhar a peça imediatamente em água fria. deixo a peça de molho de um dia para o outro e depois lavo normalmente.


* CAFÉ- uma boa opção para tirar mancha de café que acabou de cair é passar uma pedra de gelo pacientemente na mancha. Na falta de produtos específicos para manchas, o gelo é uma ótima opção para tirá-las (exceto gordura). 

Um comentário: