Aqui você vai encontrar de tudo um pouco:

*Dicas para a casa
*Dicas no trabalho
*Faça você mesma
*Atualidades
*Desabafos
*Depoimentos
*Entrevistas
*Atualidades e muito mais!!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Patroas X Empregadas

 Minhas empregadas sempre "montavam cavalinho" em mim.
A gota d'agua foi há dois anos, quando a última que passou por aqui sabia que pela lei poderia faltar até 15 dias ÚTEIS apresentando atestados médicos e não hesitou em fazer. Sequer me avisou quando voltaria, apenas mandou avisar (por uma outra empregada que trabalhava no meu prédio) que não viria trabalhar por motivo de doença. Passados os 15 dias , ela decidiu dar o ar da graça e foi entrando como se nada tivesse acontecido. Apresentou os atestados que diziam a quantidade de dias que ela estava dispensada do trabalho e pasmem, em todos eles constavam o "grave" motivo: doença.
Aquilo me fez o sangue ferver e me senti com uma placa de otária pendurada na testa.
Se fosse em qualquer empresa, a pessoa ao menos avisaria. Sempre fui pontual nos pagamentos, pagava todos os benefícios (até os que não tinha obrigatoriedade), assinava a carteira integralmente, dava presentes à ela e à seus filhos, ajudava ao máximo, sempre tratei todas as minhas "secretárias do lar"com o maior respeito e consideração, mas por que elas não foram tão fiéis à mim quanto fui à elas??
Esta é uma resposta que custei à entender, mas hoje vejo que eu também fui responsável.

Em primeiro lugar, aprendi que para cobrar um serviço bem feito é muito importante que você saiba fazê-lo. Aí sim você vai ter ideia se é possível que ele fique melhor do que está ou não, além de ter ideia de quanto dá trabalho e valorizar o trabalho quando é bem feito.
Em segundo lugar, aprendi que tem que existir muito respeito e que isso não é conquistado com o fato de eu ser boazinha. Minha avó sempre dizia que as melhores empregadas são as que tem patroas carrascas.... Salvo os exageros, acredito que ela tem razão. De nada adiantou ser boazinha e amiga das minhas empregadas, isso não fez com que elas deixassem de "aprontar"as delas comigo!!
Em terceiro lugar, aprendi que é maravilhoso ter alguém para fazer o serviço pesado da casa, mas acabei com minha falsa ilusão de mundo perfeito, pois ter empregada dá trabalho também!!

A verdade é que, em muitos casos, ter uma secretária do lar é algo extremamente necessário e vital para o bom funcionamento do lar, mas precisamos ficar atentas com quem inserimos dentro de nossas casas.
Já ouvi histórias terríveis de empregadas que roubavam, permitiam a entrada de pessoas estranhas na casa e até  batiam em crianças e velhinhos. É preciso ficar sempre atenta com o comportamento da pessoa, além de cuidar para jamais expor detalhes e informações sobre dinheiro, jóias e até sobre viagens.
Outra coisa importante é fiscalizar o serviço de tempos em tempos, analisar o que vem sendo feito
de certo e elogiar. Além de verificar o que está errado e corrigir, explicando como deve ser feito.

Não existe uma regra de como agir com empregadas, mas algumas atitudes ajudam e muito nesta relação:

* DIREITOS
Informe-se sobre os direitos das empregadas domésticas e certifique-se de que está dentro da lei (isto vai lhe poupar futuros aborrecimentos, caso ela entre com algum tipo de processo contra você.
http://www.mte.gov.br/trab_domestico/trab_domestico_direitos.asp


*ASSINAR RECIBOS
A cada pagamento recebido, exija que seja assinado um comprovante de recebimento com o nome, rg e valor recebido referente ao período trabalhado. O ideal é fazer isto no ato de cada pagamento para que você não esqueça de fazê-la assinar nenhum recibo. Importante: guarde os recibos em um local seguro, no qual ela não tenha acesso.


* PEDIR REFERÊNCIAS
Antes de contratar ou assinar a carteira peça pelo menos 3 referências de pessoas com quem ela trabalhou e ligue para certificar-se de que realmente a pessoa trabalhou lá, pergunte o motivo pelo qual a pessoa não trabalha mais lá e outras informações que julgar importantes.

*ESTABELECER AS FUNÇÕES E HORÁRIOS
Deixe muito claro quais são as funções que ela tem que realizar na casa, o que você espera dela e se possível tire um tempo para explicar exatamente como você quer que ela execute as tarefas. Outra coisa muito importante é estabelecer um horário de entrada e saída, isto faz com que se crie uma rotina e deste modo evita-se que quando você mais precisa delas elas não estão.
 Eu nunca fazia isto porque queria que elas se sentissem à vontade e que criassem um ambiente de trabalho mais  harmonioso, mas isto não acontece na maioria dos casos. Por isso, é muito importante que elas percebam que você sabe como fazer e que é você quem está no comando.

* VOCÊS NÃO SÃO AMIGUINHAS
Não exponha problemas íntimos e nem permita que elas fiquem de bate papo sobre a vida delas. Vocês não são amiguinhas!! Permita que elas tenham a liberdade de te expor um problema, mas jamais vire conselheira delas. Esta é uma linha muito tênue e difícil de se lidar, mas  isto é fundamental para que se mantenham bem determinados os devidos papéis de patroa e empregada.

* ELOGIOS E CRÍTICAS
Sempre que possível, elogie aquilo que elas estão fazendo de melhor e critique (sempre com cautela) e aponte aquilo que elas estão falhando. Neste caso explique novamente como você quer que ela realize aquela tarefa para que não hajam dúvidas.

*TRATE BEM E FISCALIZE
Não maltratem suas empregadas, lembre-se que ela tem livre acesso à sua casa e você pode ser muito prejudicada por este motivo. Lembre-se que são humanas, que também tem suas limitações, problemas  e sentimentos. Fiscalize sempre para que elas saibam que você está atenta, isto faz com que a qualidade do trabalho delas caia com menos frequência.Seja exigente, mas não ao ponto de se tornar uma ditadora.

*DIÁLOGO E BOM SENSO
É importante estabelecer um diálogo franco, permitindo que ambas as partes se expressem para que busquem sempre uma boa convivência. É preciso também usar de bom senso em algumas situações.
Por exemplo: se permite que ela ligue à cobrar para avisar de algo, deixe muito claro que isto só vale para ela e não para o filho, o marido, as amigas...Estabeleça os seus limites!!
Outro exemplo clássico é quando elas sempre pedem para sair mais cedo para resolver problemas pessoais. No caso de uma diarista isto é inaceitável, mas caso seja uma mensalista, uma boa saída para isto é permitir que 1 dia da semana ela possa sair 1 hora antes para resolver seus problemas pessoais (por exemplo).

*NÃO DÊ MURRO EM PONTA DE FACA
Faça um experiência por algum tempo, tenha paciência para explicar tudo como você quer no início e caso perceba que não surtiu resultado em algumas semanas, é melhor procurar outra empregada. Não dê murro em ponta de faca, insistindo em manter uma pessoa que não preenche os requisitos que você necessita. Lembre-se que elas estão recebendo para isto(em alguns casos muito bem até) e você deve pesar e analisar se isto está valendo realmente a pena. Algumas vezes é muito mais penoso ter uma empregada em casa do que você mesma ter que fazer.



Espero que este post seja de grande valia e desejo boa sorte para aquelas que estão em busca de uma "secretária do lar"que faça toda a diferença em nossas vidas!! Isto me faz lembrar da minha infância, quando as secretárias do lar nos acompanhavam por  toda a vida e se tornaram parte de nossa história. Queria muito encontrar uma empregada daquelas que nos acompanham há tanto tempo que já nem é mais preciso dizer como é que queremos que elas façam as coisas, daquelas que quando a gente pensa em pedir algo elas já fizeram, daquelas que já nos conquistaram tão profundamente que já se tornaram parte da família... Será que elas aindas existem?? Espero do fundo do meu coração que sim!! Se alguém tiver uma sobrando, me avisa!! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário